História

1979

Em Julho de 1979, um grupo de 4 rapazes, onde para além de muitos outros só Domingos Caetano da actual formação fazia parte, resolveu formar uma banda que teve como intenção principal, fazer e tocar boa música. Como tantas outras bandas que à altura proliferavam pela região, começaram desde logo por actuar nos bailes e em festas um pouco por todo o Algarve. Assim nasceram os IRIS.

A sonoridade da sua música e a enorme capacidade de comunicação que transmitiam, proporcionou que fossem contratados por um hotel em Vilamoura, onde permanecem como banda residente durante alguns anos.

Durante este período de tempo, o "bichinho" do rock foi soando cada vez mais alto, logo fazendo com que fossem compondo músicas originais, tentado ao mesmo tempo criar uma sonoridade e uma forma de tocar únicas. Foram gradualmente deixando a rotina do hotel e em meados de 1994, começaram a frequentar exclusivamente o circuito de bares, tendo participado em muitas primeiras partes de grandes eventos que iam acontecendo pelo Algarve.

1994

Em Junho de 1994 a banda IRIS teve aquela que até hoje se tornou a sua principal formação: Domingos Caetano nas guitarras e na voz principal; Chico Mesquita nas vozes e no baixo; Thierry Guerreiro na bateria; e finalmente Ray Van Duyvenbode na guitarra acústica e nas vozes.

Em finais desse mesmo ano a banda IRIS começa a trabalhar com António Martinho, que se torna seu empresário e gestor de carreira, tendo com ele iniciado uma longa campanha na busca de uma editora que demonstrasse vontade em apostar nas suas músicas.